31 de dezembro de 2018
(86) 99577-9242
portaldodelta.redacao@gmail.com
Logo do Portal do Delta
Publicidade

Postado por Delta em 31/dez/2018

Agentes penitenciários impedem fuga de 110 presos na Casa de Custódia

A Penitenciária José de Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia, registra mais uma tentativa de fuga na unidade prisional. O caso aconteceu na tarde do último sábado (29).

Buraco feito pelos detentos (Foto: Reprodução)

Em entrevista ao Portal AZ, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, relata que aproximadamente 110 detentos teriam fugido se a ação não tivesse sido descoberta.

“Os agentes ouviram um barulho vindo do subsolo na área da cozinha da Casa de Custódia então eles se dirigiram rapidamente a ao vistoriar as celas encontraram somente areia. O buraco  estava embaixo do bebedouro localizado no pátio do pavilhão e praticamente todas as celas estavam abertas”, explica o presidente.

Para conseguirem cavar o túnel os detentos utilizaram vergalhões retirados da estrutura da parede. Também foi encontrado uma corda feita com as redes que seria utilizada para escalar o muro da unidade prisional.

Corda que seria utilizada na fuga (Foto: Reprodução)

Além da tentativa de fuga, Kleiton Holanda ainda informou sobre a morte de dois detentos identificados como Cleiton Marcelo Ramos Pereira e Francisco Luciano de Sousa Nunes, vítimas de tuberculose.

Os presos que estavam na Casa de Custódia e na Colônia Agrícola Major César haviam sidos encaminhados em estado grave ao Hospital Penitenciário. As mortes ocorreram no dia 1º e 21 de dezembro.

“É um caso que já está se transformando em uma epidemia dentro do sistema e o sindicato alerta sobre a frequência de pessoas, de servidores e os órgãos de fiscalização que frequentam o sistema prisional e estão sujeitos a doença”, ressalta Kleiton Holanda.

Ainda segundo o presidente já foram resgistradas 12 mortes nos presídios do estado sendo quatro delas somente na Casa de Custódia.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Coordenação de Saúde da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informaram que já tem conhecimento sobre os casos de tuberculose e que ações estão sendo providenciadas para evitar que a doença se espalhe.

“Estamos planejando para janeiro uma busca em todas as unidades prisioanais do estado com o objetivo de diagnosticar os casos de tuberculose e tratar para que essa doença não extrapole os muros visto que essas pessoas recebem visitas e uma hora vão retornar para suas famílias”, explica a técnica de referência da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas Privadas de Liberdade secretaria, Gisela Brito.

Portal AZ

0 Comentários

Deixe o seu comentário!