9 de fevereiro de 2021
(86) 99577-9242
portaldodelta.redacao@gmail.com
Logo do Portal do Delta
Publicidade

Postado por Delta em 09/fev/2021

Câmara fará audiência pública para evitar o fechamento da Embrapa de Parnaíba

O presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), recebeu na manhã desta segunda-feira (08) a visita do vereador David Soares (PP), juntamente com Raimundo Júnior, presidente do Sindicato da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para pedir apoio do Poder Legislativo sobre o possível fechamento da Embrapa na cidade de Parnaíba.

Há mais de 30 anos a Embrapa desenvolve suas atividades no litoral piauiense. Hoje conta com um quadro de 58 funcionários. Raimundo Júnior disse que necessita de todo apoio possível para evitar o fechamento da unidade.

“Estamos recorrendo a Câmara Municipal para que os vereadores possam nos ajudar a intervir no que está acontecendo que é processo de fechamento da Embrapa em Parnaíba. Nós temos toda uma demanda local, além de um distrito de irrigação que já concluímos a primeira fase e a segunda fase já está com 85% concluída. Além disso, somos um dos maiores produtores de acerola orgânica dessa região, a fruticultura é ativa e somos a maior bacia leiteira do meio norte”, relatou o presidente do Sindicato.

O vereador David Soares afirmou seu apoio para manter a Embrapa na cidade de Parnaíba. “A Embrapa é uma instituição extremamente importante para nossa região e para o desenvolvimento dela, então eu acredito que a Câmara pode dar eco a vontade do povo. Vamos demonstrar de maneira muito eloquente que não iremos admitir a retirada da Embrapa da nossa cidade, porque só existe duas formas de acabar com instituição de uma vez que é através de uma Lei ou algo que o valha, ou sufocando que eu acho que é o caso, mas eu tenho certeza que a gente não vai admitir”, pontuou.

O presidente da Câmara falou que Embrapa é um patrimônio da cidade de Parnaíba e ela teve um período áureo quando foi implantada por determinação do presidente Sarney.

“Muita coisa que hoje cresce na irrigação devemos muito aos conhecimentos que a Embrapa deu para estes trabalhadores. Se nós estamos agora no processo de retomada da irrigação e no crescimento para nos transformar num centro de exportação para o mundo, a exemplo de outros aqui do Nordeste, que de fato acontecerá, precisamos continuar com o apoio da Embrapa. No entanto, o que estão fazendo com a Embrapa é exatamente o contrário. Nós sabemos dos governos passados tentaram sucatear e eliminar este tão importante órgão federal em nossa cidade, mas não iremos permitir isso”, garantiu o presidente Carlson ao informar ainda que marcará para a próxima semana uma audiência pública com apoio do vereador David Soares e demais colegas parlamentares para debaterem o tema.

“Vamos lutar como legítimos representantes do povo. Estamos aqui recebendo o presidente do sindicato Raimundo Júnior, mas também os parnaibanos nesta causa. Vamos realizar uma audiência pública e contar com a presença dos servidores para ouvi-los e ecoar esse grito pela nossa representação federal. Parnaíba não pode perder tão importante repartição pública que vai ajudar muito no desenvolvimento da fruticultura irrigada que nosso prefeito Mão Santa vem trabalhando com o presidente Bolsonaro. Eu tenho certeza absoluta que o presidente Bolsonaro não sabe a dimensão do que estão fazendo com a cidade de Parnaíba que ele tanto gosta”, finalizou o presidente da Câmara.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!