9 de abril de 2018
(86) 99577-9242
portaldodelta.redacao@gmail.com
Logo do Portal do Delta
Publicidade

Postado por Delta em 09/abr/2018

‘Situação é de alerta máximo’, diz comandante sobre barragem

Uma força-tarefa foi montada para atuar no diagnóstico e correção da falha verificada na Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas. Técnicos do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) e Prefeitura de José de Freitas trabalham contra o tempo para evitar o rompimento da barragem na cidade.

“Foi decretado estado de emergência, como o Diário Oficial da União não funciona no domingo, nós fizemos esse decreto, ainda não foi publicado oficialmente mas repassamos para os órgãos competentes e estamos tentando fazer o possível para amenizar o impacto da pressão da água, estamos baixando o nível do sangradouro, estamos monitorando o vazamento e alocando as pessoas que moram no entorno da barragem por prevenção, pois não podemos deixar de acompanhar o andamento”, afirmou o prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, que passou todo o dia de domingo na Barragem, acompanhando de perto a situação.

 (Crédito: Realidade em Foco)
(Crédito: Realidade em Foco)

O deputado federal Fábio Abreu também esteve no local. “Nós recebemos informação bem concreta do que estava acontecendo, o próprio governador me ligou para que eu viesse acompanhar de perto essa situação. Até porque é preocupação nossa da cidade, sou de José de Freitas, tenho parentes que estão na linha da barragem, lógico que fica a cargo das coordenações no sentido de ter um gabinete de crise para que se centralize todas as informações da situação. Tudo isso demos a colaboração em termos de orientação, é lógico que na prática eles que vão tomar a decisão, mas como filho dessa terra temos obrigação de estar presente”, disse.

O Corpo de Bombeiros trabalha no nível de risco de sempre e afirma que teve sucesso no trabalho de retirar as famílias do local. “Todos esse órgãos trabalham para que a gente contorne a situação, mas estamos em situação de alerta porque o nível de atenção tem que ser máximo, vamos trabalhar para que nada ocorra. Temos por ofício comunicar, nosso objetivo é preservar vidas, a barragem represa uma quantidade de água razoável, portanto se ocorrer o que nós não desejamos, vai causar um transtorno bastante considerável na região, o ponto que tem esse vazamento é uma região de muita vegetação, mas com um pouco mais de ajuda da própria natureza a gente pode conseguir contornar a situação. Nós trabalhamos com algo que não temos acesso interno, passa por dentro da barragem, é importante a gente frisar do risco, da atenção que temos que te , mas trabalhamos abrindo um canal para diminuir a pressão da represa. Os moradores foram levados para um local afastado da barragem para evitar o pior, muitas pessoas já estão saindo da cidade e indo para Teresina ou municípios próximos”, declarou o coronel Carlos Frederico, comandante do Corpo de Bombeiros.

Uma força tarefa e um grupo de crise foram criados para tomar ações em relação ao problema. Uma equipe composta pelo Corpo de Bombeiros, Departamento de Infraestrutura e Transportes, Exército, Secretaria do Meio Ambiente, Defesa Civil, Polícia Militar, Idepi, Prefeitura Municipal de José de Freitas estão monitorando e realizando os serviços de acompanhamento e evacuação das pessoas que moram nas localidades que estão na área de risco.

Equipes do Exército Brasileiro estão em José de Freitas fazendo a retirada das famílias que estão ameaçadas em caso de vir a ocorrer um rompimento da Barragem do Bezerro. As famílias estão sendo levadas para as escolas municipais Agripina Portela, no bairro Santa Rosa e Caic, no bairro Cidade Nova e para o Ginásio Poliesportivo, no Centro.

O geólogo José Iran Paiva Felinto, que é o atual secretário de Agricultura e Desenvolvimento de José de Freitas-PI, informou que o rompimento da barragem, se vier a se consumar é por causa de vândalos que retiraram um grande numero de pedras do paredão da barragem.

 (Crédito: Realidade em Foco)
(Crédito: Realidade em Foco)
 (Crédito: Realidade em Foco)
(Crédito: Realidade em Foco)
 (Crédito: Realidade em Foco)
(Crédito: Realidade em Foco)
 (Crédito: Realidade em Foco)
(Crédito: Realidade em Foco)
 (Crédito: Realidade em Foco)
(Crédito: Realidade em Foco)
 (Crédito: Realidade em Foco)
(Crédito: Realidade em Foco)
 (Crédito: Realidade em Foco)
(Crédito: Realidade em Foco)

0 Comentários

Deixe o seu comentário!